O que é um prontuário eletrônico ou software de prontuário eletrônico?

Saiba como os prontuários eletrônicos podem ajudar a construir um futuro mais saudável e mais seguro para os seus pacientes.

O que é um prontuário eletrônico?

Um prontuário eletrônico é uma versão digital do prontuário em papel de um paciente. Os prontuários eletrônicos são registros centrados no paciente em tempo real que disponibilizam informações instantaneamente e com segurança aos usuários autorizados. Embora um prontuário eletrônico contenha as histórias médicas e de tratamento dos pacientes, um sistema de prontuário eletrônico é construído para ir além dos dados clínicos padrão coletados no consultório e pode ser inclusivo de uma visão mais ampla do cuidado de um paciente. Os prontuários eletrônicos são uma parte vital da TI de saúde e podem:

  • Conter histórico médico do paciente, diagnósticos, medicamentos, planos de tratamento, datas de imunização, alergias, imagens de radiologia e resultados laboratoriais e de testes.
  • Permitir o acesso a ferramentas baseadas em evidências que podem ser utilizadas para tomar decisões sobre o cuidado de um paciente
  • Automatizar e simplificar o fluxo de trabalho do consultório

Uma das principais características de um prontuário eletrônico é que as informações de saúde podem ser criadas e gerenciadas por usuários autorizados em um formato digital capaz de ser compartilhada em mais de uma organização de saúde como laboratórios, especialistas, instalações médicas de imagem, farmácias, unidades de emergência e clínicas escolares e de trabalho – para que contenham informações de todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento ao paciente.

Com os prontuários eletrônicos, sua organização pode ajudar a construir um futuro mais saudável.

Quais são as vantagens de usar um prontúario eletrônico?

Os registros em prontuário eletrônico são o primeiro passo para a transformação da assistência à saúde. Os benefícios dos registros eletrônicos de saúde incluem:

  • Melhor assistência à saúde, melhorando todos os aspectos do atendimento ao paciente, incluindo segurança, eficácia, centro do paciente, comunicação, educação, pontualidade, eficiência e equidade.
  • Melhor saúde ao incentivar estilos de vida mais saudáveis em toda a população, incluindo aumento da atividade física, melhor nutrição, prevenção de riscos comportamentais e uso mais amplo de cuidados preventivos.
  • Melhoria da eficiência e redução dos custos com saúde, promovendo a medicina preventiva e melhor coordenação dos serviços de saúde, bem como reduzindo desperdícios e testes redundantes.
  • Melhor tomada de decisão clínica integrando informações do paciente de múltiplas fontes.

A necessidade da modernização no atendimento médico ou da área de saúde

À medida que as práticas médicas e as tecnologias avançaram, a prestação de cuidados médicos sofisticados e de alta qualidade passou a exigir equipes de prestadores de cuidados de saúde — médicos da atenção primária, especialistas, enfermeiros, técnicos e outros médicos.

Cada membro da equipe tende a ter interações específicas e limitadas com o paciente e, dependendo da área de atuação do membro da equipe, uma visão um pouco diferente do paciente. Com efeito, a visão da equipe de saúde sobre o paciente pode se fragmentar em fatos desconectados e agrupamentos de sintomas. Os prestadores de cuidados de saúde precisam de visões menos fragmentadas dos pacientes.

Como os prontuários eletrônicos podem melhorar a coordenação do cuidado de saúde?

Os sistemas eletrônicos de prontuários de saúde podem diminuir a fragmentação do cuidado, melhorando a coordenação assistencial. O uso do prontuário eletrônico têm o potencial de integrar e organizar informações de saúde do paciente e facilitar sua distribuição instantânea entre todos os prestadores autorizados envolvidos no atendimento do paciente. 

Com os prontuários eletrônicos, cada provedor pode ter as mesmas informações precisas e atualizadas sobre um paciente. Isso é especialmente importante com pacientes que estão:

  • Vendo vários especialistas
  • Recebendo tratamento em ambientes de emergência
  • Fazendo transições entre as configurações de cuidado
  • Uma melhor disponibilidade de informações do paciente pode reduzir erros médicos e exames desnecessários.

Uma melhor disponibilidade de informações também pode reduzir a chance de um especialista não saber sobre uma condição não relacionada (mas relevante) que está sendo gerenciada por outro especialista.

Uma melhor coordenação do cuidado pode levar a uma melhor qualidade do atendimento e à melhoria dos resultados dos pacientes.

 

Por Consultório Grátis em 22/09/2020 21:50:42

Comece agora com o software gratuito para o seu consultório


Consultório Grátis - Software gratuito para consultórios e clínicas